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Sucesso de atendimento da Disney foi tema do F5 da ABRADI-RS

Sucesso de atendimento da Disney foi tema do F5 da ABRADI-RS

Sucesso de atendimento da Disney foi tema do F5 da ABRADI-RS

A ABRADI-RS realizou na noite da última terça-feira (16), mais uma edição do F5 na cidade de Porto Alegre. O evento contou com a temática “Modelo Disney de Excelência em Atendimento e Relacionamento” e foi ministrado pelo administrador de empresas Paulo Roberto Francisco. Paulo, que é um apaixonado pelo mundo mágico criado por Walt Disney, é formado pela UFRGS e possui MBA em Gestão de Vendas e MBA em Gestão Empresarial. A programação ocorreu na Unisinos.

“Se pudermos nos inspirar neles e em algumas coisas que fazem e trouxermos isso para nossos trabalhos, nossas vidas, será ótimo”, destacou Paulo em sua fala inicial, ao salientar que muitas pessoas julgam impossível replicar os modelos de sucesso dos parques da Disney em nossas rotinas profissionais. “O grande detalhe do sucesso da Disney com os clientes, em criar essa magia, é que eles conseguem criar experiências”, salientou.

Paulo destaca que a construção da marca Disney deu-se em cima do fato deles entregarem exatamente aquilo que se comprometeram a levar ao cliente. “Entregando o que prometemos nós já ganhamos algo muito importante, que é a confiança do cliente. Às vezes temos que nos perguntar no que acreditamos, no que lutamos para acontecer e com o que estamos entregando para as pessoas”, explicou.

Boa parte do sucesso dos negócios da Disney está baseado na satisfação e, consequentemente, na felicidade dos clientes. Francisco explica que pessoas felizes gastam mais, o que justifica os constantes investimentos da empresa em aperfeiçoar as experiências dos usuários, seja através de inovações tecnológicas ou em capacitação de pessoal. Para corroborar com sua visão, Paulo apresentou os 7 segredos do sucesso da marca, extraídos do livro “Nos Bastidores da Disney”.

O primeiro ponto abordado dá destaque ao fato de que qualquer empresa é sua concorrente, e não apenas aquelas que estão no mesmo segmento. “Costumamos nos comparar a quem faz a mesma coisa que nossa empresa e não é necessariamente assim. A maioria das empresas está concorrendo pela satisfação das pessoas”, explicou. O segundo aspecto abordado foi a fantástica atenção aos detalhes, que favorecem a veracidade daquilo que está sendo oferecido ao consumidor.

O terceiro aspecto também está diretamente ligado à experiência nos parques Disney, pois trata do entusiasmo de todos os colaboradores. “O sorriso é muito importante na Disney, se colocar a disposição das pessoas, criar um momento mágico para alguém. Para isso é importante ser fã de empresa onde se trabalha”. O quarto ponto também tem haver com esse aspecto, pois está relacionado ao entusiasmo que todos que atuam na empresa devem ter, mesmo aqueles que não lidam diretamente com o cliente.

A Disney conta com mais de 190 mil funcionários, e ouvi-los é importante para saber como tornar a experiência mais satisfatória para os clientes. Este é o quinto segredo do sucesso da corporação. “A Disney está focada em ouvir as informações coletadas por sua equipe, a partir do contato deles com o cliente. Como que nossas empresas podem ser mais ágeis para detectar a satisfação dos clientes?”, indagou.

Os colaboradores da empresa também fazem parte do sexo segredo apresentado por Paulo, que está baseado na recompensa, reconhecimento e comemoração. “Não basta trabalharmos se não tivermos essas três coisas. Elas ajudam a manter os níveis de motivação e o espírito da equipe elevado”, explicou. O sétimo e último segredo é bem direto ao ponto e autoexplicativo: todas as pessoas são importantes.

O F5 da ABRADI-RS com a temática “Modelo Disney de Excelência em Atendimento e Relacionamento” também acontece na cidade de Caxias do Sul, no dia 17 de julho. Os ingressos podem ser adquiridos aqui

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