Início > Notícias >

Pioneiro e inovador, FIC18 celebra sua história

Pioneiro e inovador, FIC18 celebra sua história

Pioneiro e inovador, FIC18 celebra sua história

Visionário: talvez essa seja a palavra que pode definir o Festival de Interatividade e Comunicação (FIC). O evento, que nasceu em 2005, surgiu da força da Abradi-RS para falar sobre o mundo digital, um assunto que, àquela época, pouca se falava. Os três curadores da edição de 2018, que acontece dias 29 e 30, em Porto Alegre, Alessandro Cauduro, Melissa Lesnovski e Cesar Paz, participaram da construção inicial do FIC há 13 anos e conseguem perceber a evolução do evento, que até não perdeu o espírito visionário de olhar e pensar o futuro com os pés no presente.

 

 

A Abradi-RS foi criada apenas um ano antes do FIC, em 2004. A entidade surgiu de uma união de forças entre as empresas W3Haus e AG2 para fortalecer o mercado. Assim, em 2005 já se projetava e executava a primeira edição do FIC. O tamanho do evento surpreendeu e atraiu marcas como o Google e a Chevrolet, como relembra Alessandro Cauduro. Para Melissa, o FIC é agregador, unindo quem faz software, aplicativo, conteúdo ou promove experiências. "É o lugar onde todos da indústria digital criativa estão embaixo do mesmo guarda-chuva", diz ela.

 

 

Cesar Paz destaca que, mesmo em sua 14ª edição, o FIC não perdeu a essência. "É muito especial ver esse evento na 14ª edição sempre provocando a reflexão e o debate sobre temas contemporâneos", comenta o curador do FIC2018. A diversidade entre os palestrantes também é uma das marcas do evento citada por Melissa Lesnovski. "A gente assistiu desde palestrantes que são mais teóricos e reflexivos, como o Pierre Levy, até o Brian Solis, que é totalmente diferente, bem mais próximo da fronteira da prática", lembra ela.

 

 

O FIC nasceu como Fórum de Internet Corporativa e foi o primeiro evento sobre internet no Rio Grande do Sul e um dos primeiros do Brasil. Grandes nomes já passaram pelo evento nesses 14 anos, como Pierre Levy, Mark Shaeffer, Mark Masters, Erik Qualman, Chris Anderson e Brian Solis, entre outros.

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

20
Nov

Gaúchos compartilham experiência do Web Summit Lisboa no F5 deste mês, em Porto Alegre

Considerado atualmente como um dos maiores eventos mundiais de tecnologia e inovação,… ver mais

05
Nov

Abradi-RS reconhece pioneiros do associativismo digital no Brasil

A Abradi-RS entregou durante o FIC18 – Festival de Interatividade e Comunicação,… ver mais

30
Out

FIC18 pautou Inteligência Artificial e reuniu mais de 1600 pessoas

O Festival de Interatividade e Comunicação - FIC18, realizado nos dias 29 e 30 de outubro,… ver mais

30
Out

Solução de Chatbot para saúde é vencedor do FICLabs

Leandro Souza e Paulo Ricardo Kuhn, da Initsoft, foram os vencedores do FIClabs, maratona de startups… ver mais

29
Out

Robô Tinbot e as assistentes virtuais foram destaque no primeiro dia do FIC18

A inteligência artificial busca responder aos anseios das pessoas. Foi o que mostrou o primeiro… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!