Início > Notícias >

FIC18 levanta questões sobre a inteligência artificial e os seus desafios

FIC18 levanta questões sobre a inteligência artificial e os seus desafios

FIC18 levanta questões sobre a inteligência artificial e os seus desafios

Os limites da Inteligência Artificial nos negócios, sociedade e criatividade será o tema principal tratado ao longo de dois dias de palestras e atividades em Porto Alegre durante a 14ᵃ edição do FIC18 - Festival de Interatividade e Comunicação, dias 29 e 30 de outubro na Unisinos. O evento é organizado pela Abradi-RS e conta neste ano com a parceria do Grupo Austral, reunindo nomes nacionais e internacionais entre os palestrantes.

 

Chegando à sua 14ª edição, o festival terá como mote Exploring the Limits, estimulando provocações, inspiração e questionamentos a respeito da inteligência artificial e quais serão as suas consequências - positivas e negativas - para a humanidade. A inteligência artificial, que já faz parte da rotina das pessoas mesmo que elas não percebam, é um mercado que já soma mais de US$ 180 milhões de gastos no mercado brasileiro.

 

 

A curadoria do evento neste ano é dividida entre três grandes nomes do mercado: Melissa Lesnovski (Aldeia e Diretora da Abradi-RS), Alessandro Cauduro (Huia e ex-presidente Abradi-RS) e Cesar Paz (empreendedor, ex-presidente da Abradi-RS e idealizador do movimento POA Inquieta).

 

 

Grandes empresas estarão representadas nas palestras do FIC 2018, como Google, Amazon, SAP, Bradesco e IBM. O Google levará ao evento o seu Gerente de Parcerias para a América Latina, Marco Oliveira, para abordar a experiência da empresa na assistência de voz com o Google Assistente. Outra presença confirmada é João Cavalcanti, chefe de Future Studies e Comunicação na Kunumi. Diversos temas relacionados à inteligência artificial também serão abordados, como os desafios da tecnologia para o futuro, Machine Learning, Blockchain e hiper realismo.

 

 

Espaço para startups e robô Tinbot são novidades

 

Em parceria com a Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre), o FIC18 promoverá o "FIC Labs: Maratona de Transparência Porto Alegre", oportunizando que empresas e startups desenvolvam soluções para diferentes áreas da administração voltadas a oferecerem benefícios aos cidadãos.

 

 

Outra novidade desse ano é a presença do Tinbot, considerado o primeiro robô programável do Brasil. Ele será apresentado na palestra "Roboboss: Como seria um robô membro de um time" pelo Diretor de Inovação da DB1 Global Software, Rogério de Souza. Ao apresentar o projeto ele levantará um questionamento pertinente nos últimos anos: robôs e IA vão causar o desemprego?

 

 

Confira os demais destaques da programação de palestras:

 

  • André Martins: Head of Performance Marketing na AMARO, possui mais de dez anos de mercado e é especializado em marketing digital e desenvolvimento de negócios. Foi co-fundador da Distintos, marketplace de moda masculina. - Case Amaro: Data-Driven Marketing Revolucionando o Varejo Omnichannel
  • Gabriela Guerra: Diretora-Presidente da ThoughtWords Brasil por três anos, atualmente é a principal consultant da empresa. Palestrante do TEDxJoãoPessoa e Keynote de importantes eventos de tecnologia e agilidade como o Agile Brazil e Scrum Gathering. - Tecnologia e Sociedade: Quem salvará quem?
  • Leandro Devegili: Co-fundador da Data Science Brigade, Devegili é também mentor da Operação Serenata de Amor. Participa ainda de organizações como SuperGeeks Canoas, Acelera Impacto, OnePercent, Molho Secreto, entre outras. - Como a tecnologia vai mudar nossa cultura e nosso país?
  • Simone Kliass: Locutora, palestrante e curadora do Pixel Voice, Simone é conhecida como artista multimídia e a voz oficial do canal do assinante da SKY, do Aeroporto Internacional de São Paulo, das aeronaves LATAM, do antivírus Avast, dos centros de atendimento do Walmart e da Ambev, além de centenas de comerciais de televisão. - O hiper realismo das vozes virtuais
  • Sérgio Gama: Senior Developer Advocate Leader for Latin America da IBM, Gama é engenheiro mecatrônico com mais de 25 anos de experiência em TI. - O que é, e como a inteligência artificial impactará os negócios e profissões
  • Edilson Lima: Líder de Projetos no Bradesco. - BIA - Tecnologia, Processos e Pessoas
  • André Torreta: Sócio-fundador da A Ponte Estratégia. - Privacidade dos Dados e Ética
  • Samir Araujo: Head of Performance Marketing na Amazon.
  • José Renato Hopf: O CEO da 4all já liderou a criação de uma das maiores empresas de pagamentos da América Latina, a GetNet. Em 2015 decidiu empreender e criou a 4ALL.

 

 

O FIC18 tem patrocínio máster da Unisinos e Grupo RBS; gold do Banrisul, Stefanini e Governo do Estado do RS; silver do Sindilojas; DZ; Badesul; Heineken; Rappi. O apoio é da Prefeitura de Porto Alegre; Procempa e Porto Alegre Inquieta. A plataforma oficial Sympla; parceiro aéreo Cinco TI; hotel parceiros Deville Prime e transporte oficial Cabify.

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

20
Nov

Gaúchos compartilham experiência do Web Summit Lisboa no F5 deste mês, em Porto Alegre

Considerado atualmente como um dos maiores eventos mundiais de tecnologia e inovação,… ver mais

05
Nov

Abradi-RS reconhece pioneiros do associativismo digital no Brasil

A Abradi-RS entregou durante o FIC18 – Festival de Interatividade e Comunicação,… ver mais

30
Out

FIC18 pautou Inteligência Artificial e reuniu mais de 1600 pessoas

O Festival de Interatividade e Comunicação - FIC18, realizado nos dias 29 e 30 de outubro,… ver mais

30
Out

Solução de Chatbot para saúde é vencedor do FICLabs

Leandro Souza e Paulo Ricardo Kuhn, da Initsoft, foram os vencedores do FIClabs, maratona de startups… ver mais

29
Out

Robô Tinbot e as assistentes virtuais foram destaque no primeiro dia do FIC18

A inteligência artificial busca responder aos anseios das pessoas. Foi o que mostrou o primeiro… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!