Início > Notícias >

Festival de Interatividade e Comunicação completa 15 anos e lança edição comemorativa

Festival de Interatividade e Comunicação completa 15 anos e lança edição comemorativa

Festival de Interatividade e Comunicação completa 15 anos e lança edição comemorativa

Um Festival visionário: assim deve ser o Festival de Interatividade e Comunicação – FIC, que completa 15 anos em 2019. Com data confirmada para 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre, a Abradi-RS e Grupo Austral, realizadores do festival, promovem no dia 21 de maio evento de lançamento da edição comemorativa para convidados e imprensa, no Roof Top do Hotel Laghetto, em Porto Alegre. Na ocasião, serão apresentadas as novidades do tema deste ano: Nova Ordem Digital, que surgiu da sinergia dos assuntos debatidos nos últimos três anos. O FIC é originalmente temático e tradicionalmente aprofunda tópicos e adianta tendências em um aspecto de mercado. O FIC19 será apresentado no lançamento pela atual presidente da Abradi-RS, Moyses Costa, e Vinicius Garcia, sócio do Grupo Austral.

 

“Os três últimos temas do FIC foram a essência do que está acontecendo no mundo: a importância do marketing de conteúdo, a economia da experiência e a Inteligência artificial. Assuntos que conversam sobre como a nova ordem digital está se articulando no mundo, por isso pensamos que a união deles seria o ideal para essa edição em que o festival  completa 15 anos”, explica Erick Fomaggio, ex-presidente da Abradi-RS na gestão 2017-2019, idealizador do tema. Na gestão 2019-2020 da Abradi-RS, quem dá continuidade ao evento é Sebastião Ribeiro, agora vice-presidente da entidade. 

 

A curadoria de 2019 é coordenada por Melissa Lesnovski, Professora da Unisinos, sócia da Agência Aldeia e Diretora de Pesquisa da Abradi-RS. Conforme Melissa, serão convidados outros profissionais que irão trazer diversidade de referências, aliadas aos três eixos do FIC19: Conteúdo e Engajamento – que conversa com o tema The Content Revolution, de 2016;  Experiência e Consumo – ligado a Economia da Experiência, debatido em 2017 e Tecnologia e Convergência – em referência ao tema da Inteligência Artificial, de 2018. “O conteúdo do FIC19 reverencia as últimas edições e celebra esse ciclo que trabalhou grandes temas do cotidiano de quem pensa processos interativos e o digital no Brasil e no mundo”, destaca Melissa.

 

“Mais que frequentadores, admiradores de um dos principais projetos de eventos de inovação, criatividade e tecnologia do Brasil, víamos sempre aquele ambiente rico em relacionamentos, inspirador de negócios, com uma aura de business e conteúdos incríveis, ficamos muito felizes quando encontramos uma oportunidade de colaborar com este projeto sólido, com mais de 15 anos. Entramos para fortalecer a base de impulsionamento do FIC, ajudar a romper a barreira dos 15 anos se reinventando, mas nunca perdendo sua essência, sua característica de ambiente de negócios”, destaca Vinicius Garcia, do Grupo Austral.

 

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1600 participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações. Empresas como Google, Bradesco, AWS, SAP, Accenture e Amaro mostraram como estão utilizando a Inteligência Artificial a favor de seus negócios e nomes da academia trouxeram a evolução das pesquisas nessa área de estudo.

 

Nova Identidade visual FIC19

 

Em cada edição o FIC apresenta uma nova identidade visual alinhada ao tema de debate. Para os 15 os anos do evento o desafio foi proposto para o designer Henrique Friedrichs, Mestre em Design Estratégico. Ele conta que após conversa com a curadora Melissa, a proposta foi flertar com questões "conspiratórias" e "illuminatis" versus o desenvolvimento comunicatório.

 

“Refleti e recordei-me da figura de Hermes, tido como o Deus grego da comunicação. Dessa forma, a identidade visual foi integralmente desenvolvida buscando a representação da antiga comunicação na figura de Hermes em contraste com a atual fragmentação desta frente aos diversos desdobramentos da tecnologia comunicacional”, explica Henrique. Colorações em tonalidades de mármore foram utilizadas em diversos elementos da Identidade, além do fundo multicolor típico da perda de sinal, para ampliar a gama de cores da ilustração.

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

10
Jun

Abradi-RS participou da Mesa do Pacto Alegre

O Diretor de relações institucionais da Abradi-RS, Marcelo Paes, participou no dia 31… ver mais

06
Jun

Entidades articulam criação da Frente de Desenvolvimento e Integração de Mercados

Em almoço realizado no dia 3 de junho, em Porto Alegre, representantes da Abradi-RS, Sinapro-RS,… ver mais

22
Mai

Edição de 15 anos do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 foi lançada em Porto Alegre

A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC,… ver mais

08
Mai

Abradi-RS elege nova diretoria para o biênio 2019-2021  

  A Associação Brasileira dos Agentes Digitais - Regional Rio Grande do Sul (ABRADi-RS)… ver mais

24
Abr

F5 apresentou planejamento de redes sociais na prática

A gestão das redes sociais da Hercosul Alimentos, indústria do segmento pet food, foi… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!