Início > Notícias >

F5: User Experience Design deve ser tema estratégico nas empresas

F5: User Experience Design deve ser tema estratégico nas empresas

F5: User Experience Design deve ser tema estratégico nas empresas

Proporcionar experiências aos consumidores é o que gera valor para as marcas. E nesse contexto o User Experiencie Design – UX Design é o ponto chave para que essas experiências sejam positivas, gerem boas emoções e percepções com as empresas, seus produtos e serviços. Esse universo do design voltado à experiência foi tema do F5 de setembro da Abradi-RS, que reuniu mais de 100 pessoas na noite de 26 de setembro, em Porto Alegre.


Fabiano Nadler, que atua há 20 anos no mercado digital nacional e lidera a área de Experience Design na Brivia, abriu a palestra falando da importância dos relacionamentos para criar experiências verdadeiras. “Nossos relacionamentos são baseados em experiências boas e ruins. Da mesma maneira ocorre com as marcas. User Experience Design é quando a gente quer influenciar a experiência das pessoas com as marcas de forma sistemática”, afirmou.  Para ele, UX Design é um mindset a ser absorvido por todos e deve ser estratégico nas organizações. Ouvir e conhecer seu público é outro ponto chave, que deve ser complementado com a mensuração e controle de performance.  Tudo isso vai contribuir para a empresa não confundir a necessidade do cliente com o produto e estar atualizada com o que o cliente valoriza na experiência.


“Nós somos todos pensadores visuais, somos seres visuais de alguma maneira. As três principais formas de colocar ideias no mundo são falando, construindo e desenhando”, assim começou Thiago Esser, criado da UXConf, considerado o maior evento brasileiro sobre user experience.  Ele é defensor de processos manuais ou sketches para apresentação de ideias,o que devem estar alinhado à prototipação digital. “Processos manuais nos ajudam a lembrar para quem a gente está desenvolvendo e mantêm uma visão mais global do que a gente está projetando. É uma técnica mais limitada, mas uma coisa não substitui a outra. Eu uso direto as duas formas, manual e prototipação digital”, contou e mostrou alguns de seus sketches, que revelam sua marca pessoal. A importância de designers conhecerem as linguagens de programação foi outro ponto abordado e apontado como indispensável no mercado de trabalho.


A noite encerrou com um debate com o público, que questionou os convidados sobre a realidade no mercado de trabalho nas agências para atender a demanda dos clientes, sem prejudicar partes importantes do processo de criação da experiência do usuário. Este F5 também foi um aquecimento para o FIC17, que acontece dias 5 e 6 de outubro, em Porto Alegre.

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

17
Ago

Caxias do Sul recebe evento sobre Inbound Marketing da Abradi-RS

A Abradi-RS leva para a Serra Gaúcha o seu evento F5 com o tema "Inbound Marketing: do planejamento… ver mais

17
Ago

Inbound Marketing é tema do evento F5, em Porto Alegre

O Inbound Marketing será o tema da vez durante o F5, evento da Abradi-RS (Associação… ver mais

10
Ago

Comportamento e carreira empreendedora são temas da edição de agosto do Projeto F1

A Abradi-RS promove, no dia 28 de agosto, mais uma edição do Projeto F1. Com a temática… ver mais

03
Ago

Abradi-RS e ARP debatem ações no interior do estado e FIC 2018 durante encontro

Erick Formaggio, Presidente da Abradi-RS, e Paolla Rocha, Gerente Executiva da instituição,… ver mais

03
Ago

Abradi-RS participa de reunião Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul

O Presidente da Abradi-RS, Erick Formaggio, e a Gerente executiva da entidade, Paolla Rocha, reuniram-se… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!