Início > Notícias >

Edição de 15 anos do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 foi lançada em Porto Alegre

Edição de 15 anos do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 foi lançada em Porto Alegre

Edição de 15 anos do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19 foi lançada em Porto Alegre

A 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC, que completa 15 anos este ano, foi lançado em um coquetel para cerca de 100 pessoas entre convidados, influenciadores e imprensa na noite de 21 de maio, no SuiRoofop,em Porto Alegre. O FIC19 será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, na Unisinos Porto Alegre, pela Abradi-RS e Grupo Austral. Na ocasião, foram apresentadas as novidades do tema deste ano: Nova Ordem Digital. A ideia surgiu da sinergia dos assuntos debatidos ao longo dos últimos três anos. O FIC é originalmente temático e tem a tradição de aprofundar tópicos e adiantar tendências.

 

“O tema desse ano fala sobre os ambientes de transformação digital e os novos ordenamentos que o digital traz. Não é como eu vou digitalizar minha vida, mas como nossa vida mudou em termos de significado, práticas e processos. O que mudou e como mudou?”, destacou Melissa Lesnovski, curadora do evento.  Ela também adiantou alguns nomes já confirmados durante o lançamento: Augusto Massena e Eduardo Hommerding, estudantes de futurismo e das revoluções pós-digitais, criaram a Dobra, uma marca de carteiras e vestuário que não vende produtos, mas sim experiência; Frederick van Amstel, professor de Design de Experiências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pesquisador pós-doc no Programa de Pós-graduação em Informática da PUCPR, que tem o blog Usabilidoido, referência na área há mais de 13 anos; e Diego Fabris, CEO e sócio do Share Eat, nova plataforma de curadoria personalizada de gastronomia.

 

O FIC19 contará com três eixos: Conteúdo e Engajamento – que conversa com o tema The Content Revolution, de 2016;  Experiência e Consumo – ligado à Economia da Experiência, debatido em 2017 e Tecnologia e Convergência – em referência ao tema da Inteligência Artificial, de 2018. 

 

Moyses Costa, presidente da Abradi-RS, destacou o desafio da entidade, que recém assumiu, de fortalecer a conexão entre comunicação e tecnologia. “A entidade como representação desse ecossistema tem a função de fortalecer a conexão tecnologia e comunicação. E o FIC traz toda um histórico com temas para despertar”, ressaltou.

 

Vinicius Garcia, do Grupo Austral, contou que o grupo está sempre em busca de ideias e projetos inovadores. “Nossa característica é encontrar oportunidades e o FIC nos atraiu por essa tradição de 15 anos e por ter rompido muitas barreiras do digital e da inovação. Além da característica exclusiva na questão do business ligado ao corporativo”.

 

O empreendedor serial Cesar Paz, um dos fundadores da Abradi-RS e criadores do FIC, ressaltou que o evento sempre se propôs a discutir temas contemporâneos da comunicação digital. “Participar da gênese desse processo e ter sido curador durante tantos anos me deu condições de ver o quanto esse mercado se transformou, em especial com a base tecnológica desde anos 90. O FIC representa isso talvez como nenhum evento no RS e o comportamento das pessoas e dos negócios”.

 

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1600 participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações. Empresas como Google, Bradesco, AWS, SAP, Accenture e Amaro mostraram como estão utilizando a Inteligência Artificial a favor de seus negócios e nomes da academia trouxeram a evolução das pesquisas nessa área de estudo.

 

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

25
Jul

Moyses Costa apresentará palestra na Associação Comercial de Porto Alegre  

  O mundo digital está cada vez mais em alta como uma oportunidade aos empreendedores. Para… ver mais

25
Jul

Frente de Desenvolvimento e Integração de Mercado fez primeira reunião de trabalho

O Presidente da Abradi-RS, Moyses Costa, participou na última terça-feira (23) a primeira… ver mais

23
Jul

Parceria com o Baguete  

  O Presidente da Abradi-RS, Moyses Costa, e o Diretor Executivo do Baguete, Gerson Leonini, se… ver mais

17
Jul

Sucesso de atendimento da Disney foi tema do F5 da ABRADI-RS

A ABRADI-RS realizou na noite da última terça-feira (16), mais uma edição… ver mais

12
Jul

Abradi-RS apoia WordCamp e Meetup WordPress POA

A Abradi-RS é uma das entidades apoiadoras da do evento oficial do WordPress no RS, o WordCamp,… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!