Início > Notícias >

Consciência e conteúdo positivo pautam tendências em inovação

Consciência e conteúdo positivo pautam tendências em inovação

Consciência e conteúdo positivo pautam tendências em inovação

Marcas e pessoas mais conscientes e empáticas, diversidade, impacto positivo no mundo e tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial marcaram as tendências de inovação apresentadas pela consultora e professora Luciana Bazanella, para o público que acompanhou o primeiro evento F5 do ano, da Abradi-RS, na noite de 30 de maio, em Porto Alegre. Luciana apresentou o estudo inédito que fez condensando as macrotendências em inovação mais debatidas no SXSW deste ano, festival de cinema, música e tecnologia que acontece em Austin, no Texas (EUA).


Uma das tendências apresentadas foi o chamado “Breaking Good”, que Luciana explicou como sendo a ampliação da consciência. “As empresas e pessoas estão ficando mais conscientes e buscando um impacto social mais positivo. E consciência é um processo irreversível. Exemplo disso é o dado de que 84% dos jovens atualmente preferem fazer algo que cause um impacto positivo no mundo do que ter reconhecimento profissional”, disse. O que, segundo ela, reflete em uma visão de marketing e negócios alinhada a essas expectativas. 


Conteúdos e produtos estão cada dia mais ligados às causas, por exemplo. “Isso foi demonstrado pelo grande volume de palestras sobre diversidade e gênero no SXSW, que foi colocado como um tema de urgência. Destaco a pesquisa apesentada pelo presidente da PepsiCo, feia no Vale do Silício, uma das comunidades mais homogêneas do mundo, em que 91% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de comentário agressivo de seu colegas homens”, contou.


Outra tendência trazida pelo estudo é o “Feel Good Content”, ou a geração de conteúdos que tragam uma corrente de positividade. E para dar um exemplo de um grande player que mudou seu paradigma em relação ao conteúdo, Luciana citou a National Geographic, que abriu sua conta do Instagram para seus 80 fotógrafos, que publicam sem limitação e direcionamento de pauta, e isso refletiu numa multiplicação absurda do número de seguidores. Em relação as tecnologias que vão dominar os próximos anos,  Inteligência Artificial (AI) e realidade virtual (VR) foram as grandes apostas debatidas e exploradas no evento para produtos e negócios mais alinhados ao novo consumidor.


Esse ano, o Brasil foi a terceira maior delegação presente no SXSW, com profissionais de todas as áreas, tanto como expectadores como protagonistas, a exemplo da atriz global  Leandra Leal, premiada como diretora por seu documentário sobre transgêneros.


Ao final do F5 um painel recebeu Luciana, a sócia Vanessa Mathias e os empreendedores Donald Reis (SEPRORGS/Qualitor) e Gustavo Hansel (GH Branding), que também estiveram no SXSW e relataram sua primeira experiência no festival. O evento também contou com sorteios de brindes e ingressos para FIC 2017.

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

17
Abr

Lei Geral de Proteção de Dados vai mudar modelos de negócio

“Seja data-driven e não data-hungry. A ação de coletar informações… ver mais

03
Abr

Gestão de Social Media é tema do F5 de abril da Abradi-RS

A Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi-RS) realiza, no dia 23 de abril, mais… ver mais

03
Abr

Abradi-RS apoia 2º Abracom Talks, que acontece dia 11 de abril

A cidade de Porto Alegre recebe no dia 11 de abril a 2º edição do Abracom Talks realizada… ver mais

27
Mar

Abradi-RS apoia Projeto Dito Efeito

Os representantes da Abradi-RS Sebastião Ribeiro, diretor de eventos, e Paolla Rocha, gerente… ver mais

25
Mar

Abradi-RS traz debate sobre Lei Geral de Proteção de Dados

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-RS) realiza no próximo dia… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!