Início > Notícias >

Consciência e conteúdo positivo pautam tendências em inovação

Consciência e conteúdo positivo pautam tendências em inovação

Consciência e conteúdo positivo pautam tendências em inovação

Marcas e pessoas mais conscientes e empáticas, diversidade, impacto positivo no mundo e tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial marcaram as tendências de inovação apresentadas pela consultora e professora Luciana Bazanella, para o público que acompanhou o primeiro evento F5 do ano, da Abradi-RS, na noite de 30 de maio, em Porto Alegre. Luciana apresentou o estudo inédito que fez condensando as macrotendências em inovação mais debatidas no SXSW deste ano, festival de cinema, música e tecnologia que acontece em Austin, no Texas (EUA).


Uma das tendências apresentadas foi o chamado “Breaking Good”, que Luciana explicou como sendo a ampliação da consciência. “As empresas e pessoas estão ficando mais conscientes e buscando um impacto social mais positivo. E consciência é um processo irreversível. Exemplo disso é o dado de que 84% dos jovens atualmente preferem fazer algo que cause um impacto positivo no mundo do que ter reconhecimento profissional”, disse. O que, segundo ela, reflete em uma visão de marketing e negócios alinhada a essas expectativas. 


Conteúdos e produtos estão cada dia mais ligados às causas, por exemplo. “Isso foi demonstrado pelo grande volume de palestras sobre diversidade e gênero no SXSW, que foi colocado como um tema de urgência. Destaco a pesquisa apesentada pelo presidente da PepsiCo, feia no Vale do Silício, uma das comunidades mais homogêneas do mundo, em que 91% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de comentário agressivo de seu colegas homens”, contou.


Outra tendência trazida pelo estudo é o “Feel Good Content”, ou a geração de conteúdos que tragam uma corrente de positividade. E para dar um exemplo de um grande player que mudou seu paradigma em relação ao conteúdo, Luciana citou a National Geographic, que abriu sua conta do Instagram para seus 80 fotógrafos, que publicam sem limitação e direcionamento de pauta, e isso refletiu numa multiplicação absurda do número de seguidores. Em relação as tecnologias que vão dominar os próximos anos,  Inteligência Artificial (AI) e realidade virtual (VR) foram as grandes apostas debatidas e exploradas no evento para produtos e negócios mais alinhados ao novo consumidor.


Esse ano, o Brasil foi a terceira maior delegação presente no SXSW, com profissionais de todas as áreas, tanto como expectadores como protagonistas, a exemplo da atriz global  Leandra Leal, premiada como diretora por seu documentário sobre transgêneros.


Ao final do F5 um painel recebeu Luciana, a sócia Vanessa Mathias e os empreendedores Donald Reis (SEPRORGS/Qualitor) e Gustavo Hansel (GH Branding), que também estiveram no SXSW e relataram sua primeira experiência no festival. O evento também contou com sorteios de brindes e ingressos para FIC 2017.

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

17
Abr

Chatbots em destaque na TVE-RS

O Programa Panorama, exibido pela TVE-RS na última quinta-feira (12) contou com a participação do… ver mais

16
Abr

Integrada Comunicação Total é a nova associada da Abradi-RS

Na última semana o presidente da Abradi-RS, Erick Formaggio, visitou a mais nova associada da… ver mais

06
Abr

ABRADI-RS reforça parceria com o SINAPRO-RS na construção do Guia Referencial de Valores 2018

Anualmente o Sindicato das Agências Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul - SINAPRO-RS divulga… ver mais

05
Abr

Indústria criativa do RS articula calendário de eventos 2018

Um Happy Hour que reuniu representantes de diversos eventos do Rio Grande do Sul marcou, na noite de… ver mais

04
Abr

Abradi-RS lança campanha 2018 com foco na valorização dos serviços digitais gaúchos

A Abradi-RS lançou sua campanha institucional para o ano de 2018 intitulada “Digital… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!