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Artigo: Em busca da comunicação sincronizada

Artigo: Em busca da comunicação sincronizada

Artigo: Em busca da comunicação sincronizada

Cada dia são mais canais transformando as práticas de marketing. Para gerir tudo isso, é preciso metodologia. O que costumamos chamar de comunicação sincronizada ou Inbound PR na Otimifica foi objeto de estudo recente, em uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) e Winterberry Group, realizada nos EUA.


A pesquisa mostrou que a maior parte dos profissionais de mídia digital dos EUA planejava dedicar a sua atenção em 2017 para melhorar relatórios, mensuração e atribuição, juntamente com muitas outras práticas centradas no cliente, como o reconhecimento de audiência entre dispositivos e a segmentação de público.


O interesse em medidas e melhoria de atribuição não é um tema novo: pesquisas passadas também enfatizaram a importância dessas práticas, embora a transição real da aspiração para a ação esteja sendo bastante lenta.


Atribuição, conceito chave do marketing e que integra a abordagem da comunicação sincronizada, é a prática de atribuir valor a qualquer ponto de contato ou interação promovida por publicidade ou marketing com os públicos-alvo, com o objetivo de avaliar a geração de conversões. Hoje, apenas um pouco mais da metade (50,2%) das empresas pesquisadas nos EUA estão usando modelos de atribuição multicanal para seus esforços de marketing digital de acordo com o eMarketer. Essa parcela aumentará ligeiramente para 58,5% até 2018.


O fato dos consumidores interagirem com as marca em vários canais diferentes torna fundamental uma abordagem sincronizada. Se as empresas e estratégias de marketing seguirem olhando para um canal por vez, elas perdem sua eficácia e, consequentemente, colocam dinheiro fora.


Comunicação sincronizada: o que vem por aí


As estimativas do eMarketer apontam que mais empresas tendem a usar a comunicação sincronizada em seus programas de marketing digital. Mas isso é apenas o começo: aqueles que adotam uma visão mais centrada no público também devem integrar canais off-line e outros esforços voltados para o consumidor nesta prática para obter uma visão mais tridimensional. Ou seja: a construção de negócios verdadeiramente all line está apenas engatinhando.


Embora existam poucos dados mostrando quantas empresas são capazes sincronizar a comunicação, os estudos mencionados sugerem que o universo é bastante pequeno. Isso é tanto uma oportunidade para empresas em busca de se digitalizar e de agências que trabalham com elas, quanto um alerta: antes de buscar novas ferramentas, é preciso entender o estágio de maturidade digital e o que é necessário para sincronizar a comunicação e dar passos neste sentido.


Prova disso é uma pesquisa de novembro de 2016 da Econsultancy e da IBM Watson Marketing que descobriu que apenas 8% profissionais de marketing em empresas confiavam que teriam resultados na implementação de estratégias sincronizadas. A maioria estava apenas começando esse árduo processo.


Limites de tempo, dinheiro e pessoal, pushback organizacional e as questões associadas à integração dos dados e da tecnologia são apenas algumas das dificuldades de muitas empresas. Apesar desses desafios, os profissionais de marketing continuam avançando rumo a uma prática holística de sincronização. Embora poucas empresas sejam referências em comunicação sincronizada, muitas delas estão exercendo melhores práticas e seguindo metodicamente a sincronização.


* Ariane Feijó é Fundadora da Otimifica Inbound PR, associada Abradi-RS, e Co-criadora do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP.

 

 

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