Início > Notícias >

Artigo: Em busca da comunicação sincronizada

Artigo: Em busca da comunicação sincronizada

Artigo: Em busca da comunicação sincronizada

Cada dia são mais canais transformando as práticas de marketing. Para gerir tudo isso, é preciso metodologia. O que costumamos chamar de comunicação sincronizada ou Inbound PR na Otimifica foi objeto de estudo recente, em uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) e Winterberry Group, realizada nos EUA.


A pesquisa mostrou que a maior parte dos profissionais de mídia digital dos EUA planejava dedicar a sua atenção em 2017 para melhorar relatórios, mensuração e atribuição, juntamente com muitas outras práticas centradas no cliente, como o reconhecimento de audiência entre dispositivos e a segmentação de público.


O interesse em medidas e melhoria de atribuição não é um tema novo: pesquisas passadas também enfatizaram a importância dessas práticas, embora a transição real da aspiração para a ação esteja sendo bastante lenta.


Atribuição, conceito chave do marketing e que integra a abordagem da comunicação sincronizada, é a prática de atribuir valor a qualquer ponto de contato ou interação promovida por publicidade ou marketing com os públicos-alvo, com o objetivo de avaliar a geração de conversões. Hoje, apenas um pouco mais da metade (50,2%) das empresas pesquisadas nos EUA estão usando modelos de atribuição multicanal para seus esforços de marketing digital de acordo com o eMarketer. Essa parcela aumentará ligeiramente para 58,5% até 2018.


O fato dos consumidores interagirem com as marca em vários canais diferentes torna fundamental uma abordagem sincronizada. Se as empresas e estratégias de marketing seguirem olhando para um canal por vez, elas perdem sua eficácia e, consequentemente, colocam dinheiro fora.


Comunicação sincronizada: o que vem por aí


As estimativas do eMarketer apontam que mais empresas tendem a usar a comunicação sincronizada em seus programas de marketing digital. Mas isso é apenas o começo: aqueles que adotam uma visão mais centrada no público também devem integrar canais off-line e outros esforços voltados para o consumidor nesta prática para obter uma visão mais tridimensional. Ou seja: a construção de negócios verdadeiramente all line está apenas engatinhando.


Embora existam poucos dados mostrando quantas empresas são capazes sincronizar a comunicação, os estudos mencionados sugerem que o universo é bastante pequeno. Isso é tanto uma oportunidade para empresas em busca de se digitalizar e de agências que trabalham com elas, quanto um alerta: antes de buscar novas ferramentas, é preciso entender o estágio de maturidade digital e o que é necessário para sincronizar a comunicação e dar passos neste sentido.


Prova disso é uma pesquisa de novembro de 2016 da Econsultancy e da IBM Watson Marketing que descobriu que apenas 8% profissionais de marketing em empresas confiavam que teriam resultados na implementação de estratégias sincronizadas. A maioria estava apenas começando esse árduo processo.


Limites de tempo, dinheiro e pessoal, pushback organizacional e as questões associadas à integração dos dados e da tecnologia são apenas algumas das dificuldades de muitas empresas. Apesar desses desafios, os profissionais de marketing continuam avançando rumo a uma prática holística de sincronização. Embora poucas empresas sejam referências em comunicação sincronizada, muitas delas estão exercendo melhores práticas e seguindo metodicamente a sincronização.


* Ariane Feijó é Fundadora da Otimifica Inbound PR, associada Abradi-RS, e Co-criadora do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP.

 

 

Compartilhar:

OUTRAS NOTÍCIAS

17
Abr

Chatbots em destaque na TVE-RS

O Programa Panorama, exibido pela TVE-RS na última quinta-feira (12) contou com a participação do… ver mais

16
Abr

Integrada Comunicação Total é a nova associada da Abradi-RS

Na última semana o presidente da Abradi-RS, Erick Formaggio, visitou a mais nova associada da… ver mais

06
Abr

ABRADI-RS reforça parceria com o SINAPRO-RS na construção do Guia Referencial de Valores 2018

Anualmente o Sindicato das Agências Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul - SINAPRO-RS divulga… ver mais

05
Abr

Indústria criativa do RS articula calendário de eventos 2018

Um Happy Hour que reuniu representantes de diversos eventos do Rio Grande do Sul marcou, na noite de… ver mais

04
Abr

Abradi-RS lança campanha 2018 com foco na valorização dos serviços digitais gaúchos

A Abradi-RS lançou sua campanha institucional para o ano de 2018 intitulada “Digital… ver mais

X

Sua mensagem foi enviada com sucesso!